terça-feira, 10 de julho de 2012

Premonição 3

Premonição 3, de 2005, retoma a história dos dois filmes anteriores. Mais uma vez a direção ficou com James Wong com roteiro dele e, novamente de Glen Morgan (como no filme original). Apesar de ter achado a ideia muito boa no filme de 2000, agora a história parece repetitiva demais.
O terceiro filme não tem ligação direta com o original, é simplesmente a repetição de uma mesma ideia. Pra não dizer que não tem ligação alguma, são mencionados os acidentes do vôo 180 e o da estrada 23.
O número 180 aparece no final do filme como um sinal de mal agouro.


Mais uma vez adolescentes bonitos e sensuais. Dessa vez até mais, afinal de contas o roteiro e a direção deixaram dois pares de peitos aparecerem! Certamente isso agradou à uma parcela do público juvenil que espera muito sangue e peitos nas produções "meia boca" do gênero.

O filme foi lançado em 2005 e não conseguiu chamar a atenção tanto quanto os outros dois. Uma das razões foi a estreia, um ano antes, de "Jogos Mortais" que, vamos combinar, se tornou uma febre na época. Além disso "Efeito Borboleta" também chegava pra discutir (de um jeito diferente) a tentativa de mudar os planos da morte.

Dessa vez a visão é de um acidente em um parque de diversões. Wendy vê um acidente terrível com a montanha russa e bom, ai é a mesma história. Um grupo consegue sair do brinquedo e o acidente realmente acontece. Em seguida as pessoas vão morrendo de maneiras absolutamente estranhas.


Bom, percebi algumas coisas interessantes revendo o filme. Primeiro, na abertura, enquanto passam os créditos, aparecem várias imagens de parques de diversão com palavras remetendo à sorte ou ao azar. Em um dos desenhos aparece uma mulher com pregos no rosto - o jeito como uma das garotas morre.
Também aparecem duas mulheres chamadas "Irmãs elétricas" dizendo que elas desafiam a morte. Isso poderia ser uma referência às amigas (quase irmãs) Ashley e Ashlyn que morrem na camara de bronzeamento artificial (meio que eletrocutadas) ou as irmãs Wendy e Julie que escaparam da morte duas vezes.


Outra coisa, como revi agora não teve como não lembrar do acidente que aconteceu recentemente aqui no Brasil com a garota que caiu da Torre e morreu lá no Hopi Hari, sobretudo porque o primeiro brinquedo que aparece é algo equivalente. Quando Wendy tira a foto, percebe que apareceu apenas os dizeres "High di e" (morte no alto) ao invés de "High dive" (mergulho no alto) que aparecia normalmente. Isso já dá um indício de que as pistas estarão nas fotos. Pois é, as mortes foram mostradas nas fotografias feitas por Wendy.

Ah, outra coisa interessante - mas eu não posso afirmar absolutamente - é que a voz do demônio da montanha russa é a mesma do ator que faz o agente funerário nos dois primeiros filmes, aquele que acho que é a representação da morte. Ele fala algumas coisas interessantes dessa vez: "Você pode fugir, mas não pode se esconder", "este é o começo do fim", "você não pode voltar"...


Pouco antes da morte de Frankie aparece um caminhão de cerveja igual ao que aparece no segundo filme (que é a mesma marca que Carter bebe no primeiro). É esse caminhão que atrapalha Kevin e Wendy de saírem do carro.

O filme também tem aquela história de tentar atrapalhar a ordem e pular um. Mas, como sempre, a dona morte não gosta de ser enganada.

Apesar de terem sobrevivido três pessoas: Wendy, sua irmã Julie e Kevin, cinco meses depois eles se encontram num metrô (trem?). Wendy tem uma nova visão. Dessa vez um acidente terrível no trem levaria a vida deles. Nesse momento ela vê o número 180 no trem ao lado... como uma espécie de assinatura da morte. Só que tem um problema... eles estão indo em direção da última estação ("final destination") e não há como sair do trem. Bom, e é assim que a dona morte gosta.


Bom, vale a pena assistir... mas é bom que fique claro que é absolutamente mais do mesmo. A mesma história com personagens e mortes diferentes, e só.

Mas vale a diversão e a pipoca!!

Nenhum comentário: