quinta-feira, 5 de julho de 2012

Do Inferno

Hoje revi "Do Inferno, filme de 2001 com Johnny Depp no elenco.
A vontade de rever esse filme partiu de uma conversa, há alguns dias, com alguns colegas de trabalho que comentavam sobre os quadrinhos "From Hell" que deram origem ao filme. Na ocasião eles falavam que o filme não tem nada a ver com os quadrinhos e, uma das coisas mais importantes  é que no HQ a história é contada sobre o ponto de vista do assassino. Bom, eu não li mas confesso ter ficado bastante curiosa pra ler. O texto é de Alan More (que também escreveu "V de vingança") e a arte de Eddie Campbell.
Mas vamos ao filme.


"Do Inferno" conta a história do famoso Jack, o estripador, que está sendo investigado pelo inspetor Frederick Abberline (papel muito bem interpretado por Johnny Depp).
Jack, o estripador realmente existiu. Foi o primeiro assassino em série da história - bom, o primeiro que se tem notícia! E "notícia" é realmente algo importante nessa história, já que na época (segunda metade do século XIX) a imprensa ganha mais notoriedade. O caso foi altamente noticiado... todos falavam disso. Mas, na vida real, o criminoso nunca foi pego. Isso, é claro, fez com que várias suposições fossem feitas à respeito de quem e por quê.

O filme mantém algumas coisas reais dos fatos ocorridos em Londres em 1888. As vítimas do assassino realmente eram prostitutas... várias realmente foram encontradas nas ruas que aparecem no filme... elas realmente frequentavam o pub Ten Bells (que existe até hoje e, é claro, faz parte de um circuito turístico que refaz os passos do assassino! Sim, isso existe! hehehehe).

Vou contar algumas coisas que podem ser consideradas spoilers, mas enfim... acho importante para colocar minhas ideias!


Um grupo de prostitutas de Whitechapel está sendo ameaçado por cafetões locais que exigem que as coitadas paguem cada vez mais dinheiro para eles. A quantia que eles pedem é alta demais e elas não conseguem pagar. Uma delas, Annie, teve muita sorte, pois há algum tempo tinha sido tirada dessa vida por um homem rico. Eles se casaram e tiveram uma filhinha. Mas uma coisa muito estranha acontece... Alguns homens invadem o quarto em que Annie está com seu marido. Eles o levam, amarrado em uma carruagem e Annie, em outra. Esse sequestro é seguido de um brutal assassinado: uma das garotas aparece morta.
O inspetor Abberline desconfia que o crime não tenha acontecido pelas mãos de um assassino qualquer, mas por alguém que conhecesse o modo de cortar carne, ou seja, um açougueiro... ou quem sabe, um médico.
O fato é que na história, Abberline se encontra em uma rede de intrigas que vão além de seus poderes. Ele começa a desconfiar de pessoas poderosas e isso pode ser perigoso para ele.
Além de sua desconfiança de detetive, o inspetor tem visões... nelas, vê o assassino cometendo seus crimes, vê os rostos das vítimas... mas não o do assassino.

Descobrimos que Annie tinha sofrido alguma coisa parecida com a lobotomia (ok, sei que a lobotomia só foi inventada em 1935, mas não sei o nome do procedimento que eles usam no filme... sei que o resultado é meio que o mesmo)... mas ela não era louca. Ou seja, por quê?? Tem algo errado ai!

Ai vamos ligando as peças (ou melhor, Abberline vai ligando as peças) e descobrimos que o "marido" de Annie era o príncipe! Oh, que escândalo!!! E ele estava com sífilis!


A invenção do filme (invenção??) é que os assassinatos foram uma forma de silenciar as moças que sabiam que o príncipe tinha uma filha com uma prostituta. Era preciso "punir", de certa forma, as prostitutas por essa quase destruição da força da monarquia. E quem vai ajudar: a maçonaria!
Pois é... a maçonaria é a responsável. Todos eles sabiam... mas não falavam nada. Claro que o assassino acaba saindo do controle, afinal, como a própria rainha diz, ele não precisava ter feito todo aquele "show de horrores". E então, claro, a própria maçonaria o pune.

Não sei se o filme tem a intenção de criticar a maçonaria... mesmo. Creio que se tem uma crítica, é mais à monarquia... afinal, a maçonaria agiu a mando da coroa.


Bom, de forma geral, este é um filmão!
Não é exatamente um filme de terror (apesar de ser catalogado dessa forma), é mais um filme de suspense. Os atores estão ótimos, a fotografia é linda (A visão noturna de Londres, o preto e o vermelho! Incrível!)... É bem interessante lembrar que Abberline é viciado em ópio e adepto da famosa "fada verde", o absinto - claro que, com algumas gotas de veneno! Inclusive, suas visões sempre eram "verdes", graças ao estado de "graça" alcançado pelos alucinógenos - que eram muito comuns naquela época.

Nenhum comentário: