sexta-feira, 22 de junho de 2012

O Pacto (Suicide Club)

Depois de ter visto "Jogos Suicidas" procurei algum outro filme sobre o assunto e encontrei esse japonês: "O Pacto".


Não gostei nem um pouco do título em português, já que existem outros filmes, que não têm nada a ver com este, com o mesmo nome.

Imagine só que assustadoramente bizarro, se a seguinte cena acontecesse perto de você... naquele dia, depois do trabalho... quando você está na plataforma do metrô: 54 estudantes, do nada, se juntam na plataforma, dão as mãos, fazem uma contagem e... puft, saltam sobre a linha cometendo suicídio coletivo!


Chocante, não é? Pois é exatamente assim que começa esse filme. E a cena não economiza em gore! O trem esmigalha todos aqueles adolescente, fazendo sangue voar pela plataforma, aterrorizando as pessoas que estavam ali... Medonho. Confesso que naquele instante pensei em desligar tudo e sair correndo dali! Pensei nos meus alunos adolescentes (muitos orientais como os do filme), lembrei de um ex aluno que se matou (pulando de uma ponte na 23 de maio) e tive vontade de chorar.
Fazia tempo que uma cena de filme não me deixava tão impressionada.


Dei uma pausa, respirei fundo e voltei a ver o filme.
Não sei exatamente se gostei... na verdade preferia não ter visto, mas não porque seja ruim... é que realmente achei bem chocante. Me deixou mais boquiaberta que o famoso "A Serbian Film" (que deixou muita gente de cabelo em pé).

Bom, depois do suicídio coletivo no metrô, começa uma investigação policial... Seria aquilo uma fatalidade ou um crime arquitetado por alguém ou por algum grupo? A situação se complica (fica ainda mais perturbadora) quando a polícia encontra na estação uma bolsa com uma "corrente" de pele humana, com pedaços de peles tatuadas que, obviamente, eram dos envolvidos no incidente do metrô). O que deixa as coisas ainda mais polêmicas, é o aparecimento de um site que é automaticamente atualizado após os suicídios. A polícia e a mídia tentam abafar o caso (como fazem sempre que acontecem suicídios - você já reparou que esse tipo de notícia não aparece na midia??? Você sabia que quase todos os dias pessoas se jogam nas linhas do metrô de São Paulo? Nada de notificações, e por quê? Para evitar comentários... para evitar que outras pessoas façam o mesmo).


No filme, foi impossível abafar um caso daquele tamanho, apesar dos esforços da polícia. Ele ganha proporções assustadoras e o suicídio começa a virar "moda".

Os jovens tratam os acontecimentos com descaso... como se isso fosse algo banal, como se a vida não valesse tanto assim. Algumas cenas são de arrepiar, ainda mais porque são todos adolescentes (também têm alguns jovens adultos, mas o "bicho pega" mesmo entre os mais novos). Nossa... eles falam em se matar como se estivessem combinando de ir ao shopping. As mortes soam como um pacto mesmo... uma ligação eterna entre essas pessoas! Credo!


No filme há uma banda pop que tem alguma conexão com as mortes... durante o filme praticamente todo eles cantam coisas que, de certa forma, incentivam a molecada. As letras parecem inocentes... mas podem gerar outras interpretações... afinal de contas, todos ouvem "Desert"!



O filme é meio enigmático, nem sei se entendi direito, mas na boa... nem quero ver outra vez pra tentar entender melhor. É uma daquelas produções que, certamente, gerou fãs e fez outros tantos detestarem. Eu realmente não sei em que grupo me incluo. Achei sensacional... mas fiquei chocada, e como disse, não veria novamente.
O filme é de 2002 e foi dirigido por Shion Sono (que fez alguns filmes pornôs gays)... Trata de um assunto muito sério para os japoneses, já que têm a maior taxa de suicídios do mundo, sobretudo entre os adolescentes.



Bom, nem consigo escrever direito sobre ele... As lembranças me deixam arrepiadas.

Eu indico somente para pessoas de estômago forte e que não se impressionam facilmente. Além disso, é importante lembrar que os suicidas são, em sua maioria, adolescentes (o que me deixou mal). Apesar de confuso e estranho é uma boa produção...
Àqueles que ficaram curiosos mas costumam fechar os olhos em cenas fortes, saiba que nesse filme seus olhos serão fechados várias vezes!!!!

Nenhum comentário: