sexta-feira, 29 de junho de 2012

Eu sei o que vocês fizeram no verão passado

Hoje revi (meio que por acaso - estava pra começar na HBO) "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado". A primeira (e única antes de hoje) vez que vi esse filme eu era adolescente e ele era um título de lançamento da videolocadora.
Lembro que na época achei interessante, mas as sequências foram tão ruins que eu nem me lembrava mais que o primeiro podia ser legal. Pois é, essa foi a minha sensação quando o revi hoje. Gostei do filme. Bom, não é nenhum clássico, mas consegue manter o clima de suspense no ar. Consegue ser "assistível"! rs


Pra quem nunca viu esse terror adolescente de 1997 (ou 98?) a história (de Kevin Williamson, que também nos anos 90 foi responsável pelo roteiro dos dois primeiros filmes da série "Pânico") é a seguinte: Quatro amigos atropelam e supostamente matam um desconhecido. Com medo das consequências do ocorrido, resolvem jogar o corpo no mar para tentar encobrir o fato e fazem um pacto de nunca mais falar sobre o ocorrido - levariam aquela história para o túmulo! Cada um segue sua vida, mas um ano depois, uma das garotas recebe uma carta dizendo "Eu sei o que você fez no verão passado". Aí um misto de paranóia e medo assola esses jovens.

Se em "Pânico" Williamson lançou mão de vários clichês do cinema de terror com um certo tom de deboche, em "Eu sei..." foi diferente. O clima é mais pesado, não há comédia e o suspense é acentuado. Há clichês, mas estes não estão no filme para causar humor! Gosto mais da história de "Pânico", mas este filme assusta mais.


Mas nem só de elogios será este post... O roteiro apresenta algumas falhas. (Bom, não vou nem chamar de spoiler porque esse filme é tão velho e batido que acho que todos já viram... mas se você por acaso não viu, vá por sua conta e risco!!!!!)



Por exemplo, o assassino não teria tempo suficiente para retirar o corpo de Max e os carangueijos do porta-malas de Julie... O que dá a impressão que ela estava alucinando e que nada daquilo foi real. Mas foi.
O assassino também é meio fraco. Apesar de sua roupa e gancho serem "legais", ele é meio banana (sobretudo na cena do "gato e rato" final). E também a história em si é meio tonta: ok, ele tinha matado o cara que matou sua filha em um acidente de carro, fazendo com que sua família pensassem que foi suicidio... e ai foi atropelado e não morreu, foi jogado no mar, mas não morreu... E dai fazer tudo isso pra se vingar dos adolescentes?? Poxa... ele podia ter ido na polícia! Ok, se ele fosse não teria história, mas o argumento fica meio fraco.
Outra coisa (e mais clichês de filmes de terror dos anos 80 e 90), porque as mocinhas sempre correm pro lugar errado??? Por que elas não saem do lugar??? E mesmo o rapaz quando estava pra ser atropelado, por que ele simplesmente não saiu da rua? Por que a mocinha não pulou no mar... ela poderia ser resgatada pelo outro que já estava pegando o barco! Enfim...


Bom, creio que na primeira vez que se vê esse filme, a sensação de suspense é maior. Como já tinham se passado mais de dez anos desde que vi pela primeira vez, não me lembrava de tudo... Talvez por isso o clima de suspense tenha conseguido me ganhar.

Boa pedida pra um sábado ou domingo à tarde, comendo pipoca!

Nenhum comentário: