sábado, 30 de junho de 2012

Alien, o oitavo passageiro

"Alien", de 1979, dirigido por Ridley Scott, é considerado um dos filmes mais assustadores de todos os tempos. Bom, concordo em partes. O filme realmente tem um clima tenso e traz uma criatura medonha, que realmente é de assustar qualquer um.

A história (pra quem, por acaso nunca viu esse clássico) é a seguinte: a nave espacial Nostromo, que era um cargueiro - pois é, a ideia é que a nave estava transportando minérios para a terra, recebe sinais vindos de um asteróide. A ordem é que parem para investigar o local para tentar decoficar a mensagem - que poderia ser um pedido de socorro. Alguns dos tripulantes saem a campo para ir até o local que estava enviando os sinais. Lá, um deles é atacado por um estranho ser.
Apesar de haver uma regra de quarentena, que proibia a entrada na nave de tripulantes infectados, o cientista autoriza a entrada deles, sobretudo porque a tal criatura estava sufocando o tripulante e poderia matá-lo.


O que eles não sabiam é que a tal criatura, que mais parecia um carangueijo alienígena era, na verdade, apenas um hospedeiro que carregada o embrião de um alienígena muito mais forte e poderoso! E ai o "oitavo passageiro" começa a desencadear o terror absoluto na nave.

A cena do alien saindo da barriga do cara é uma das mais conhecidas da história do cinema.



O interessante ao rever esse clássico é perceber a noção de futuro que o diretor e sua equipe tinham. O filme se passa em um futuro bem distante, onde naves espaciais viajam para vários fins (como a Nostromo, que era uma nave-cargueira). Só que nesse futuro distante, os computadores são super arcaicos! Hoje em dia temos coisas muito mais modernas! Ok, eles não poderiam imaginar... mas então porque não piraram um pouquinho mais?? Em Star Wars, por exemplo, eles usam umas coisas mais interessantes, que ficam menos parecidas com a nossa tecnologia e dão um ar futurista mais plausível.

Não que isso seja um defeito. Imagina! O mais importante no filme não é o cenário, mas a relação da tripulação com esse "oitavo passageiro".

O clima tenso do filme é enfatisado pela claustrofobia provocada pela nave. Eles não tem pra onde fugir, os espaços são pequenos e escuros. Outra coisa que acentua o clima tenso é que o diretor mostra o Alien muito pouco... o que fica é a tensão de que ele vai aparecer a qualquer momento para fazer mais uma vítima. Os sons também ajudam a deixar o clima tenso: em muitos momentos é só silêncio e, no máximo, o som da respiração dos personagens! Genial!


Este é um filme imperdível, não só para aqueles que gostam de filmes de terror, mas para aqueles que gostam de cinema de um modo geral! É um clássico!

Nenhum comentário: