quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A hora da escuridão


Esta é uma produção russa e americana sobre uma invasão alienígena.
Dois amigos americanos vão até a Russia para vender uma ideia de um aplicativo para a internet (mas não dá certo, já que a ideia deles é roubada por um vigarista). Já que estavam em Moscou, eles resolveram ir até uma boate para beber e afogar as mágoas. Lá encontram duas garotas americanas. Enfim, é basicamente isso... até que Moscou é invadida por alienígenas. Mas nada de monstros verdes, gosmentos ou naves espaciais... os ETs pareciam luz. Só isso, luz! A princípio é até bonito. Mas só até as pessoas perceberem o quanto eles eram mortais! Ai é aquela correria pra tentar escapar e sobreviver. E é isso.


Confesso que não gostei nem um pouco do filme. Primeiro fiquei muito brava porque ele me foi vendido como filme de terror e, em nenhum momento (nenhum mesmo) eu senti medo... nem um medinho de nada. A situação até poderia ser aterrorizante, mas o diretor não conseguiu passar essa sensação. Outra coisa que me deixou muito brava foi o fato do filme ser em 3D. O ingresso é mais caro e, de boa, não precisava! Não tem nada que faça com que o efeito 3d seja necessário.
Ou seja, um filme fraco, com efeitos especiais medíocres, que não me causou nenhuma emoção (nada... nem medo, nem dó de personagens, nem nada).


Nem queria perder meu tempo escrevendo sobre ele aqui no blog, mas dai pensei no fator "utilidade pública"! Além disso, achei o filme tão ruim, mas tão ruim que tenho até medo de precisar vê-lo novamente! (como uma espécie de tortura).

Tenho pena de alguns atores que pagaram mico na produção. Mas enfim, cada um tem que assumir as bombas que faz!

Mesmo. O filme é uma bomba!


Ah, só um comentário sociológico. O filme se passa em Moscou, Russia. O diretor é russo. Mas até boa parte do filme, dá a impressão que eles querem mostrar o quanto a Russia está americanizada (foco em várias marcas, out doors, cartazes... sobretudo o Mc Donald's - a ponto de me questionar se eles patrocinaram o filme!). Parece que há uma necessidade de criticar a Russia!

Quando o vigarista avisa aos rapazes americanos que roubou sua ideia, diz: "This is Russia!" (oi! como assim? Lá eles são ladrões? Lá roubar é normal?). Na boate, quando acaba a luz (sinal da chegada dos ETs) alguém fala "Ah, Moscou...", como se isso fosse normal por lá! (ou como se só lá acabasse a energia!).
Ai, no final, eu fiquei com a ideia de que o diretor deve ser um saudosista da União Soviética! Pois os sobreviventes pareciam soldados soviéticos! Na hora dos guerreiros, dos sobreviventes, dos que podem salvar a humanidade: a velha Russia! A Russia orgulhosa do seu arsenal bélico, dos seus submarinos! (Senti uma certa nostalgia da Guerra Fria).

Mas enfim, bomba!

Só percam seu tempo se realmente não tiverem mais nada pra fazer! (E olha que, de verdade, ficar em casa vendo Domingão do Faustão pode ser mais divertido!).

#desculpe o desabafo!

Nenhum comentário: