segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Hellraiser - Renascido do Inferno

Hoje eu li uma crítica do site sobre cinema fantástico mais respeitado por mim (Boca do Inferno) sobre o último filme da franquia Hellraiser (Hellraiser Revelation) que, segundo o site, é uma bomba! Ainda não vi essa "pérola" e confesso que depois do que li fiquei com muito menos vontade de ver. Porém, fiquei nostálgica para ver o filme original de 1987.
O filme de Clive Barker (que além de cineasta é artista plástico e escritor) se transformou em um dos mais cultuados do cinema fantástico de todos os tempos. Muitas pessoas que nunca viram o filme conhecem (pelo menos a imagem) o personagem Pinhead - o cara com os pregos na cabeça (interpretado por Doug Bradley), que se tornou um dos vilões do terror mais icônicos do mundo.
Muitas das obras de Barker são caracterizadas pelo erotismo violento, com muito sangue, escatologia e sadomazoquismo o que choca o público com muita facilidade.


A história do filme (até pra entender melhor esse papo de erotismo e sadomazoquismo) nos mostra Frank - um depravado sexual, que foi em busca de um outro tipo de prazer prometido por uma espécie de cubo mágico (chamado de "Configuração do Lamento") que é capaz de abrir as portas para um mundo inimaginável de prazer: "Para uns o céu, para outros o inferno", como diz o próprio Pinhead em determinado momento do filme. Essa é a questão. O limiar entre a dor e o prazer, o prazer máximo que só pode ser encontrado pela dor máxima. Além disso, para desfrutar de todo esse prazer, a pessoa que abre o cubo precisa dar sua alma aos cenobitas - e não há volta!
Frank é destroçado pelos cenobitas... claro!


Algum tempo depois, o irmão de Frank, Larry resolve voltar para a casa da família (onde Frank vivia... e onde abriu o cubo) com sua esposa Julia. Sua filha, que já é uma jovem adulta, resolve cuidar da própria vida e alugar um espaço para ela... Pelo visto, seu relacionamento com a madrasta não é muito bom! (Não sabemos muito sobre sua mãe... só que ela morreu).
Acontece que, um acidente faz com que a mão de Larry sangre e, o sangue cai sobre o piso do quarto em que Frank realizou o tal ritual. E, este sangue, faz com que Frank retorne dos mortos. Descobrimos nesse meio tempo que Julia, a esposa de Larry teve um caso com o concunhado. Um super caso caliente, cheio de fogo e paixão. Frank convense a mulher a ajudá-lo a recuperar sua forma. Para isso ela precisaria trazer sangue para ele!


É ai que Julia se transforma em uma assassina! Tudo por uma paixão maluca.
Frank vai ficando cada vez mais forte, seu corpo cada vez mais completo... Mas bem, claro que não é tão simples fugir dos cenobitas.

Apesar de bastante conhecido, Pinhead não é o foco desse filme, que fica muito mais no processo de "reconstrução" de Frank com a ajuda de Julia.


Apesar de ser um filme dos anos 80 (que fará 25 anos em 2012) tem muitas cenas gore bem feitas! Claro que a pele sendo puxada pelos ganchos deixa a desejar, mas vamos combinar que pra tecnologia que tinham na época, é surpreendente.

Os personagens criados por Barker e a execução de suas ideias nas maquiagens cria um clima meio sadomazoquista, meio futurista. Muito couro, verniz, argolas... Lembra muito o visual de filmes com temáticas sado. Lembra muito também aquelas performances em que pessoas ficam suspensas por ganchos.


Esse é um filme que eu gosto bastante e que pode agradar até essa nova geração que só curte o cinema de terror gore!

Bom, como comentei no início do post, este é um filme que ganhou uma sequência (bem longa e ruim, inclusive):
- Hellraiser 2: Hellbound (1988)
- Hellraiser 3 (1992)
- Hellraiser, a herança maldita (1996)
- Hellraiser, inferno (2000)
- Hellraiser, caçador do inferno (2002)
- Hellraiser, o retorno dos mortos (2005)
- Hellraiser: Hellworld (2005)
- Hellraiser: Revelation (2011)

São 9 filmes... mas destes, creio que no máximo até o quarto vale a pena! Mas enfim, gosto é gosto!
Só pra lembrar, não vi o último... me recuso! Pelo bem da ideia que tenho da série e por respeito a Clive Barker (que não tem ligação nenhuma com a empreitada... e ficou até bravo por seu nome ser citado nos créditos).

4 comentários:

Nathália Goulart. disse...

Sei que o seu blog está mais voltado para filmes de terror antigos, e admiro isso.
Mas eu gostaria de saber se você já assistiu "A centopéia humana." É um filme muito bom, e impressionante. Temmpo atrás saiu o 2 e o diretor disse que sairá o 3, para formar uma trilogia.
Recomendo. =) Adoraria ouvir sua crítica sobre ele.
No mais, seu blog continua fabuloso.
Um beijo.

Taciana disse...

Olá Nathália. Obrigada pela visita e pelo comentário.
Eu tento ver filmes atuais também, mas tenho uma listinha de filmes mais antigos que quero rever!
Eu ainda não vi o Centopéia humana... esse filme foi muito comentado! Prometo que assim que conseguir vê-lo escrevo sobre por aqui. Bjo

Tonino disse...

UM dos meus filmes de terror preferidos. HIstória assustadora que prende a atenção do começo ao fim. NOta 10!

Anônimo disse...

Eu ja vi o HEll raiser 2 e gostei muito do filme!o original ainda nao vi mais fiquei doido pra ver depois que li a tua critica sobrevo mosmo!MUia sorte e sucesso pro MEdo e CIa!!MArcos PUnc SEgarus.